Dentro de um elevador em movimento, uma pessoa pode sentir o seu peso alterado. Essa sensação de peso alterado é denominada peso aparente. Com base nas aplicações da Segunda Lei de Newton no movimento de elevadores, é correto afirmar que: 

(A) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador descer em movimento acelerado.       (B) o peso aparente será menor que o peso da pessoa, se o elevador descer em queda livre.       (C) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador subir em movimento retardado.       (D) o peso aparente será menor que o peso da pessoa, se o elevador descer em movimento retardado.       (E) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador subir em movimento acelerado.          

Resposta :

tive que fazer o mesmo exercício que você e marquei alternativa E

Dentro de um elevador em movimento, uma pessoa pode sentir o seu peso alterado. Essa sensação de peso alterado é denominada peso aparente. Com base nas aplicações da Segunda Lei de Newton no movimento de elevadores, é correto afirmar que:  (A) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador descer em movimento acelerado.       (B) o peso aparente será menor que o peso da pessoa, se o elevador descer em queda livre.       (C) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador subir em movimento retardado.       (D) o peso aparente será menor que o peso da pessoa, se o elevador descer em movimento retardado.       (E) o peso aparente será maior que o peso da pessoa, se o elevador subir em movimento acelerado.

Explicação:

Peso real: Peso é uma força em que Peso = massa . aceleração da gravidade

Suponha uma massa de 50kg e gravidade de 10m/s². P = 50.10 = 500 Newton (N). Este é o Peso real.

Peso aparente menor: Quando a Força peso é alterada pela "aceleração da gravidade". Suponha que você está num elevador e ele começa a descer com aceleração de 2m/s². Você vai sentir um fria na barriga por parecer "flutuar" por alguns segundos, como se fosse "mais leve". Neste caso, se tivesse uma balança de compresão, nossa massa seria "aparentemente menor", pois a

P = 500N

P - N = m.a

500-N = 50.2

500-N=100

N = 400 N (ou seja, a banlança diria que você te 40kg e não 50kg, mas isso é só aparente, sua massa continua sendo 50.

Peso aparente maior: Quando a Força peso é alterada pela "desaceração da gravidade". Suponha que você está subindo um elevador com aceleração de 2m/s². Você vai sentir como se seu corpo fosse empurrado para baixo, pois está indo contra a gravidade. Se tivesse uma balança de baixo do seu corpo, a massa seria maior do que realmente é devido a ação do Peso aparente Maior. Massa rela 50kg, aceleração2m/s², gravidade 10 m/s², elevador a subir.

P = 500N

N-P = m.a

N - 500 = 50.2

N = 100 + 500

N = 600 N (ou seja, a banlança diria que você te 60kg e não 50kg, mas isso é só aparente, sua massa continua sendo 50.

Peso aparente e massa aparente: a massa sempre será igual, idependente de estar na terra ou na Lua, ou se estar acelerando ou desacelerando a gravidade. O que indica a "massa errada" é o Peso que é uma Força que, naquele momento em questão de foto mudou seu módulo, mas são condições pontuais como andar num elevador.

Outras perguntas