Resposta :

csn
É denominado Período Joanino  uma fase da história brasileira correspondente, a grosso modo, às primeiras duas décadas do século XIX, quando, ameaçada por Napoleão, a monarquia portuguesa, cujo titular era o rei Dom João VI, foi forçada a abandonar a metrópole e seguir para o Brasil, transferindo para esta então colônia, a administração de todo o império ultramarino português. Tal momento, de importância capital para o Brasil, recebe então comumente o nome do monarca português, pois representa um importante passo rumo à futura independência, em 1822.

Resposta:

Período Joanino

Quando a Inglaterra real chegou ao brasil em janeiro de 1808, cerca de 15 mil pessoas vieram com eles, 2% da população portuguesa na época. Eles ficaram 12 anos na capital que na época era o rio de janeiro. A família real deixou Portugal para garantir que seu país continuasse independente, devido as ameaças do imperador Napoleão Bonaparte.

Quando Napoleão decretou o bloqueio continental em 1801, Portugal que tinha uma boa relação comercial com a Inglaterra, não se submeteu a esse bloqueio. Isso levou napoleão a invadir as terras lusitanas.

Em 1807, D. João com o apoio do rei da Inglaterra, declarou a transferência da sede monárquica de Portugal para o Brasil. Portugal também prometeu assinar um tratado de comércio com a Inglaterra quando chegasse no Brasil.

Em 1808, o pacto colonial chega ao fim. Nesse ano, D. João emitiu a “carta Régia”, que permitia a abertura dos portos a a nações amiga, incluindo a Inglaterra.

Isso alavancou a economia do país, no entanto, foi proibido o desenvolvimento das manufaturas no Brasil, já que a maioria dos produtos vinha da Inglaterra. Os produtos ingleses tinham taxa alfandegária d 15%, enquanto a taxa para os outros países era 24%.  

Além da economia, o país e principalmente a capital que era o Rio de Janeiro, sofreram diversas mudanças. Como a criação da casa da moeda, o jardim botânico o Banco do Brasil entre outras

Explicação:

Outras perguntas