Resposta :

Getúlio Vargas foi um jovem idealista, que acreditava que o Brasil estava sob o controle de uma oligarquia corrupta (que alternava o poder e só conduzia o país e a política de acordo com os seus próprios interesses) e que se recusava a modernizar o país por conta de motivos mesquinhos.

Por conta disto, juntou-se aos Tenentistas, jovens militares que tinham ideais revolucionários, para expulsar do poder estes "coronéis" da política e criar um país mais igual, razão pela qual promoveram a Revolução/Golpe da Aliança Liberal de 1930.

Resposta

Getúlio Vargas tornou-se presidente do Brasil após a Revolução de 1930 destituir Washington Luís, iniciando-se, assim, um período de quinze anos conhecido como Era Vargas.

Governo Provisório é a forma como é chamado o período inicial em que Getúlio Vargas governou o Brasil. O Governo Provisório iniciou-se em 1930, quando Getúlio Vargas foi nomeado presidente logo após a Revolução de 1930, e estendeu-se até 1934, quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, dando início ao Governo Constitucional.

Revolução de 1930

A subida de Getúlio Vargas à presidência do Brasil foi o resultado final da Revolução de 1930, responsável por destituir Washington Luís do poder e por impedir a posse do presidente eleito em pleito presidencial daquele ano, o paulista Júlio Prestes. A Revolução de 1930 foi fruto da crise que atingiu a política brasileira no final da Primeira República.

Outras perguntas