Discorra sobre coesão e coerência textual. (Atenção ! Não explica com frases isoladas, a questão pedida é TEXTUAL .)

Resposta :

Gostei do seu pedido: não explica com frases isoladas. Coesão e coerência são duas características que diferenciam exatamente um texto significativo de um amontoado de frases isoladas e desconexas. Um texto precisa ser uma unidade do início ao fim. Se você lê uma reportagem sobre "o peso da educação no baixo IDH brasileiro", esse assunto estará claro do título até a última frase do último parágrafo, sejam quantos parágrafos existirem. Coesão e coerência são características de um texto "que não foge do assunto" e que "diz coisa com coisa."

Sobre "dizer coisa com coisa", a responsável é a coerência. É aquela resposta em que você escreve "concordo com o autor do texto, porque..." e o que vem depois do porque tem que, obrigatoriamente, se alinhar com o texto com o qual você diz concordar. 

Sobre "não fugir do assunto", é a coesão que nos mantém nos trilhos. As frases não podem estar isoladas. elas precisam se ligar. Quando nós ligamos frases, estabelecemos um sentido para essa ligação. Eu escrevo uma causa e uma consequência. Um fato e uma explicação para esse fato. Um fato e uma desculpa para esse fato. Um fato e um fato que se opôs a ele. Um fato e outro fato que se parece com ele. Para construir essas pontes de sentido usamos as conjunções (atente para o nome delas: causal, comparativa, explicativa, temporal...). As ligações entre blocos de frase podem ser estabelecidas com repetições (eu tô repetindo a palavra frase o tempo todo porque é sobre elas que estou escrevendo), omissões de repetição (porque você já sabe que é sobre elas que escrevo, e sabe elas quem...), sinônimos, paráfrases, informações extratextuais (eu tento regular a maneira de explicar de acordo com o que leio ali em cima, e estou lendo que você está no ensino médio).

Resumidamente, é isso. Se você estiver interessada, te indico um livrinho excelente, de fácil leitura e que explica o assunto mais a fundo. É só pedir. E, qualquer dúvida, é só perguntar. 

Outras perguntas