Resposta :

dssam
Depois do termino da Segunda Guerra Mundial 1945, os países europeus estavam devastados pois ali foi o palco da guerra, porem dois países que foram aliados nesse período de guerra, se destacaram pós esse conflito, EUA e URSS (União Russa Socialista Soviética).Cada uma dessas potências tinha ideologias diferentes, EUA pregava o capitalismo e URSS o socialismo. A Europa foi dividida em duas áreas: a parte oeste ficou conhecida como Europa Ocidental, sob influência do capitalismo; e a parte leste recebeu o nome de Europa Oriental, sob influência do socialismo soviético. Em 1947, o então presidente dos EUA, Harry S. Truan, colocou em pratica uma politica de contenção do socialismo, conhecida como Doutrina Truman. Ela pregava a defesa do mundo capitalista contra a expansão soviética por meio das armas, se fosse necessário, e tornava os Estados Unidos o grande responsável pela "manutenção da ordem e da liberdade" do mundo ocidental. Assim começaram as disputas entre essas superpotencias em varios niveis: politico, ideologico, economico, diplomático, cultural e, principalmente, em nível estratégico-militar. Essa guerra não declarada por essas superpotencias, gerou disputa para a obtenção de armas com maior poder destrutivo e a utilização de tecnologia cada vez mais sofisticada (corrida armamentista).A OTAN (Organização do Tratado do Atlantico Norte), foi um acordo militar para defesa da região do Atlântico Norte contra agressões armadas por parte dos países do bloco soviético. O Pacto de Varsóvia, foi um acordo de amizade, cooperação e defesa mútua, assinado em 1955 e, no contexto da Guerra Fria, foi contrapartida à OTAN.

A OTAN se relacionava diretamente com a Doutrina Truman, sendo esta organização o "braço armado" do modelo político-econômico do "mundo capitalista" durante a Guerra Fria.

Contraposta à OTAN (que reunia as potências da Europa Ocidental) estava o Pacto de Varsóvia, organização político-militar que reunia as Repúblicas Socialistas Soviéticas em um sistema militar de defesa comum, em que os exércitos de um país defenderiam todos os demais caso uma guerra fosse declarada.

A Corrida Armamentista, por sua vez, era uma disputa tecnológica que era comum no período, em que cada país buscava desenvolver armas cada vez melhores, de modo a superar a potência rival caso a guerra fosse declarada.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/11644437

Ver imagem EduardoPLopes

Outras perguntas