Resposta :

gabsgc
A Semana Da Arte Moderna de 1922 foi um evento realizado no Rio de Janeiro em março de '22, que tinha como principal objetivo discutir a independência do Brasil (100 anos após a proclamação), discutir se éramos realmente independentes da Europa. Também serviu para incentivar o desenvolvimento de uma arte própria brasileira, numa época que todo tipo de arte conhecida era a arte européia.

Resposta:

Seu principal objetivo foi o de celebrar a cultura nacional como base ideológica e romper com as correntes artísticas europeias que dominavam a arte brasileira, assimilando e reelaborando alguns de seus aspectos.​​​​​​​

Explicação:

Por que esta resposta é a correta?

A alternativa que expressa bem os princípios da Antropofagia Cultural, defendida pelos participantes da Semana de Arte Moderna, que consistia em “deglutir” as influências artísticas europeias, adequando-as ao contexto brasileiro. Isso elimina as alternativas A e E, que trabalham sobre a noção de uma arte brasileira pura. Os artistas desejam se apropriar das vanguardas europeias e incorporar influências da cultura indígena e de origem africana. As alternativas C e D também não se sustentam, pois os modernistas rejeitam o academicismo e têm críticas quanto ao nacionalismo ufanista dos românticos.

Outras perguntas