Resposta :

Caro Helenilson,

Em primeiro lugar é preciso deixar claro o que você chama de ignorância. Caso se refira à violência ou ao baixo acesso ao conhecimento, a ideia de que a ignorância está aumentando é bobagem.

Apesar das manchetes no jornal estarem repletas de violência, nunca houve um período tão pacífico, com tão tanta segurança e educação como atualmente quando analisamos toda a história humana.

Até recentemente as pessoas tinham uma grande tendência a morrerem mais cedo, terem uma alimentação baseada em poucos gêneros alimentares (basicamente milho ou batata) e não terem acesso ao conhecimento.

Atualmente, através do crescimento da classe média no mundo, um maior número de pessoa têm acesso a bens e produtos como nunca antes, além de conhecimento, como os proporcionados por meio dos Moocs, tais como o edx, o coursera, e o veduca no Brasil.

Outro termo cujo sentido é complicado é o de evolução, pois não há a determinação de um ponto primitivo para um melhor, mas a adaptação às condições do meio de modo simples. Dessa maneira, é, perfeitamente, possível passar de uma animal mais complexo para um menos complexo e isso ainda seria evolução.

Portanto, a afirmação de que a ignorância está evoluindo, no sentido de aumentar, é falsa.

Outras perguntas