Resposta :

A lenda da mula-sem-cabeça é do folclore brasileiro, a sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo Brasil.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça e que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça, possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.
Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro, desta forma as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.
Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.

Resposta:

    Nos pequenos povoados ou cidades onde existem casas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula sem cabeça. Se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, a mula também aparece. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada.  

    Em toda passagem de quinta para sexta-feira, a mula vai a uma encruzilhada e ali se transforma na besta. Então, percorre sete povoados ao longo daquela noite e, se encontra alguém, chupa seus olhos, unhas e dedos.  

       Apesar do nome “Mula sem cabeça”, na verdade, de acordo com quem já a viu, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e boca, na qual tem freios de ferro.  Nas noites em que ela sai, ouve-se seu galope, acompanhado de longos relinchos.

       Às vezes, parece chorar como se fosse uma pessoa. Ao ver a mula, deve-se deitar de bruços no chão e esconder unhas e dentes para não ser atacado.  

  Se alguém, com muita coragem, tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a Mula sem cabeça voltará a ser gente, ficando para sempre livre da maldição que a castiga.

Explicação:

espero ter ajudado!!!!!

Outras perguntas