Resposta :

Modelo de rutherford... ele fez um teste usando uma lamina de ouro e radiaçao do polonio ... verificando a existencia do atomo e da eletrosfera, com proporçoes matematicas ele averigou o numeor de prontos de acordo com o numero de particulas alfa que eram repelidas pelo núcleo.

Resposta:

O número atômico (Z), foi proposto em 1913 pelo cientista britânico Henry Moseley. Ao analisar átomos de um mesmo elemento químico, Moseley percebeu que a quantidade de prótons (p+) existentes no núcleo dessas espécies, era sempre a mesma.  Moseley utilizou esse critério como forma de organização dos elementos químicos na tabela periódica, que ele nomeou de número atômico (Z).  Os elementos então, passaram a ser organizados em ordem crescente de número atômico, sanando assim, os problemas existentes na tabela proposta por Mendeleev, onde os elementos eram dispostos em ordem crescente de massa atômica (A).

Explicação:      

 

Z = p+ ( número atômico é igual a quantidade de prótons).

Organizando dessa forma, Moseley concluiu que os elementos que se encontram numa mesma coluna, grupo ou família, possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.

Outras perguntas