Questão de múltipla escolha: Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam em estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza" (Weffort: 1991:84) Segundo Locke, os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário. É correto afirmar que para Lock o Contrato Social era: A) Um pacto de consentimento. B) Um pacto de submissão. C) Um pacto de obediência. D) Um pacto de sangue.     E) Um pacto pela vida.     


Resposta :

É correta a alternativa A.

Para Locke a política só poderia ser considerada legítima se os governantes exercem o seu poder com o aval dos governados, de modo que nenhum poder político deveria ser considerado eterno (como um "pacto de submissão") e nem imutável.

Era apenas pelo consentimento, dado pelos governados, e somente pelo tempo que os governados haviam estabelecidos, que os governantes poderiam exercer o seu poder, devendo ser afastados se rompessem as promessas que haviam feito aos governados.

Outras perguntas