Resposta :

Primeira pessoa: EU ou NÓS

Escreva um texto dizendo o que você fez hoje de de manhã. Ó o meu:

Hoje de manhã eu perdi muito tempo procurando meu cartão de ônibus e fazendo meu almoço. Saí atrasada. Desci no centro comercial do bairro e, já que estava atrasada, aproveitei para passar na apelaria e comprar uma régua e três borrachas. Só precisava de uma, mas a embalagem vem com três. Perdi mais tempo na fila do caixa. E mais alguns minutos jogados fora esperando o ônibus no ponto final. A viagem foi rápida, mas claro que cheguei ao trabalho atrasada.

Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim

todos os sonhos do mundo.

(Fernando Pessoa)

O poema acima é um exemplo de texto em primeira pessoa porque, dedutivamente, seus verbos estão conjugados na primeira pessoa.

Como trata-se de uma curta poesia na qual o seu eu-lírico descreve sua pessoa e suas emoções, não existem muitos elementos com os quais possamos relacionar a conjugação dos verbos utilizados.

Porém, em um texto narrativo, nós podemos fazer a relação entre a pessoa predominante na narrativa e o tipo de narrador que ela apresenta.

Desenvolvimento da Resposta:

A saber, os três principais tipos de narrador sobre o qual falava-se acima são o narrador-personagem, o narrador-observador e o narrador-onisciente.

O narrador-personagem

  • O narrador-personagem é aquele que desempenha simultaneamente os papeis de narrador e personagem.
  • Ele conta a história da obra ao leitor do ponto de vista de quem vivenciou ou esteve envolvido nos fatos desenrolados.
  • O narrador-personagem pode ser o protagonista, o antagonista, o coadjuvante ou qualquer outra tipificação de personagem da história.
  • Identifica-se o narrador-personagem em um texto ao analisarem-se as formas nas quais se encontram os verbos.
  • A conjugação dos verbos em um discurso de narrador-personagem é feita majoritariamente em primeira pessoa.

O narrador-observador

  • O narrador-observador é aquele que desempenha o papel de narrador sem vivenciar ou estar envolvido nos acontecimentos narrados.
  • Do mesmo modo, identifica-se o narrador-observador em um texto ao analisarem-se as formas nas quais se encontram os verbos.
  • A conjugação dos verbos em um discurso de narrador-observador é feita majoritariamente em terceira pessoa.
  • Uma diferença marcante entre o narrador-observador e o narrador-personagem é o maior nível de conhecimento que o último possui acerca do que está sendo contado.

O narrador-onisciente

  • O narrador-onisciente pode ser encarado como uma simbiose - diga-se assim - entre narrador-personagem e narrador-observador.
  • Embora priorize o uso de verbos conjugados na terceira pessoa, o narrador-onisciente ora pode narrar um texto em primeira pessoa.
  • O narrador-onisciente, ainda que não vivencie ou se envolva nos acontecimentos narrados, tem total conhecimento dos fatos ocorridos e dos perfis físicos e psicológicos dos personagens da narração.

Agora, dado um exemplo de texto em primeira pessoa e estabelecida a relação entre a pessoa verbal e o tipo de narrador, treine ao resolver os exercícios com gabarito elencados abaixo.

Outras questões relacionadas:

1. Observe o narrador: ele é um narrador-personagem ou um narrador em terceira pessoa que conta a história de outro personagem sabendo, inclusive, o que ele pensa?

https://brainly.com.br/tarefa/18957339

2. Justifique o tipo de narrador da obra e transcreva do capítulo estudado um fragmento que comprove a sua justificativa.

https://brainly.com.br/tarefa/18245430

3. Explique, segundo sua experiência leitora, a importância da escolha de um tipo específico de narrador para a eficiência da história a ser contada.

https://brainly.com.br/tarefa/18072257

----------------------------------------------------------------

Matéria: Língua Portuguesa

Nível: Médio

Outras perguntas