Resposta :

Os répteis são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos, isto é, eles não conseguem regular a sua temperatura corporal, por isso, o meio é que indica a temperatura de seu corpo. Os répteis vivem apenas em locais de clima tropical, pois a ação do sol é fundamental para sua sobrevivência, estão sempre aquecidos. Nas épocas de calor, alguns répteis abrem a boca para perderem calor e ficarem mais frescos. Não existe répteis em locais frios, pois eles morrem facilmente, devido à baixa temperatura do local, inibindo a ação de suas proteínas.
Enfim, o principal inimigo dos répteis é a temperatura, já que vivem a merce do meio em que vivem.
- Primeiramente, eles tiveram que superar a pele fina a permeável que os anfíbios tem. Para isso, ganharam uma pele extramente rígida, espessa e com muita queratina. Isso auxilia para que estes bichos não sofrem desidratação.
- Como agora a pele é grossa e seca, não dá para respirar mais pela pele (respiração cutânea), como fazem os anfíbios. Por isso, ganharam um pulmão mais bem adaptado à vida terrestre.
- Agora excretam ácido úrico, e não amônia como os anfíbios. Assim eles perdem menos água, já que a toxidade desta substância é baixa.
- Os ovos os répteis ganharam uma proteção super importante: a casca calcária. Os ovos dos anfíbios nem casca, tendo que serem colocados diretamente na água para evitar desidratação. Já os répteis, com o ovo tendo esta camada rígida por fora, o embrião fica muito mais protegido, e também não perde água.

Outras perguntas