Resposta :

Olá, tudo bem?


A corrente filosófica do existencialismo surgiu em meados de 1950 após a segunda guerra mundial e tem como preceito fundamental o fato do homem não poder definido, já que sua existência possui liberdade de dogmas e crenças pré-estabelecidas. Pois, o homem existe antes mesmo de ser, antes de surgir a sua essência, não podendo ser definido por valores sociais e moralidades humanas.


São concepções desta corrente filosófica:


1 - A liberdade na existência do homem;

2 - A existência antes da essência;

3 - A irredutibilidade da existência humana.


Relacionando as concepções acima ao filósofo Jean-Paul Sartre, um dos mais importantes filósofo existencialistas temos que:


1 - O homem nasce livre e morre livre, segundo o filósofo francês. Essa é portanto, uma das maiores causas de sofrimento humano já que a liberdade aliada a incerteza das coisas causa constante anseio e aflição.


2 - O filósofo crê que não nascemos dotados de uma essência, e sim a sociedade com suas crenças e valores morais nos impingi uma essência. Logo, tudo aquilo que somos adquirimos ao longo da existência.



3 - Já a irredutibilidade humana diz respeito ao fato de que a despeito da sociedade tentar moldar o homem, ele simplesmente é o que é, um ser absoluto em si mesmo.


Espero ter ajudados =D

Outras perguntas