Resposta :

Eles não queriam morar o Brasil, devido o local ter excesso de matas, ter apenas o pau-brasil como subproduto, enfim pode-se concluir que os portugueses começaram a habitar o Brasil por volta de 1540, pois mesmo descobrindo o Brasil em 1500, viram que eram um local extremamente "perigoso" para se residir, além disso estariam deixando sua pátria, e também, o tempo de viajem era de praticamente de 6 a 8 meses. Enfim, os portugueses realmente se fixaram no Brasil após a implantação da cana-de-açúcar, fazendo assim as capitanias hereditárias, posteriormente iniciaram o processo de expansão brasileiro, rompendo o Tratado de Tordesilhas, rumando a busca pelo ouro, que fora encontrado nas colonias espanholas.

Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, não encontraram aqui inicialmente recursos naturais que justificassem os investimentos que seriam realizados para a colonização do país.

Isto fez com que, nas primeiras três décadas do descobrimento, apenas houvesse operações de escambo (realizadas com os povos nativos) por Pau-Brasil e missões de exploração da zona costeira.

Com a ameaça de invasão por outros países europeus - em especial a França, que via no projeto colonial uma oportunidade de se livrar dos huguenotes, uma minoria religiosa "perigosa" -, começou o processo de ocupação do território, que ganharia força, um século e meio depois, com a descoberta do ouro no país.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1083730

Ver imagem EduardoPLopes

Outras perguntas