Quando falamos de teorias da reabilitação neuropsicológica, podemos identificar uma diversidade de focos e áreas de pesquisa nas quais estas teorias se desenvolvem. Uma área bastante produtiva e que tem demonstrado contribuições efetivas para modelos teóricos é aquela da aprendizagem. Sobre as teorias com foco na aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Abordagens comportamentais ainda são pouco utilizadas para auxiliar na reabilitação, ajudando a reduzir ou compensar déficits cognitivos. ( ) O condicionamento operante inicialmente foi utilizado para tratamento de problemas motores, mas a aplicação deste foi mudada por Goodkin para ajudar pacientes de AVC com disfasia a melhorar as habilidades de linguagem. ( ) As técnicas de modificação do comportamento e de terapia comportamental foram incorporadas à reabilitação cognitiva pois fornecem uma estrutura, um meio de avaliar as manifestações, uma maneira de analisar problemas cognitivos e um meio de avaliar a eficácia do tratamento. ( ) Encadeamento, modelagem, dessensibilização, extinção, reforço positivo entre outras, são também estratégias que podem ser adaptadas para o processo de reabilitação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F – F – F – V. B) V – F – V – F. C) V – V – F – V. D) F – V – V – V.

Resposta :

Resposta:

Vamos analisar cada sentença:

1. Abordagens comportamentais são frequentemente utilizadas para auxiliar na reabilitação, ajudando a reduzir ou compensar déficits cognitivos. Então, essa sentença é falsa. (F)

2. O condicionamento operante foi inicialmente usado para tratar problemas motores, mas Goodkin mudou sua aplicação para ajudar pacientes de AVC com disfasia a melhorar suas habilidades linguísticas. Essa sentença é verdadeira. (V)

3. Técnicas de modificação de comportamento e terapia comportamental foram incorporadas à reabilitação cognitiva, pois fornecem uma estrutura e uma maneira de avaliar a eficácia do tratamento. Portanto, essa sentença também é verdadeira. (V)

4. Encadeamento, modelagem, dessensibilização, extinção, reforço positivo e outras estratégias comportamentais podem ser adaptadas para o processo de reabilitação. Essa sentença é verdadeira. (V)

Então, a sequência correta é: C) V - V - F - V

Qualquer dúvida mandar mensagem, bons estudos!!

Outras perguntas