Respondido

​A sociedade está em constantes transformações, permitindo o avanço tecnológico e sociais. Contudo, as diversas modificações que ocorrem no bojo da sociedade, por vezes, não respeitam os limites ambientais, gerando danos e depredações a este. Com os danos ambientais o ecossistema é modificado e várias situações adversas se intensificam. Nessa perspectiva, o que pode diminuir a incidência desses sem travar ou minimizar o desenvolvimento social, tecnológico, econômico etc.?
Como já delimitado, muitos são os fatores e circunstâncias que afetam diretamente a incidência, frequência e gravidade dos desastres, sendo que estes, quando combinados, contribuem significativamente para a sua intensidade e prejuízos que causam à população. Assim, para tentar minimizar a incidência de desastres, é atribuído ao Poder Público o dever de instituir normatizações adequadas com as demandas sociais, permitindo o desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas e a preservação ambiental, bem como o dever de fiscalizar ações e propor políticas públicas direcionadas para essa temática. Entretanto, não é apenas ao Estado que é atribuído incumbências, sendo de fundamental importância o papel da população nas ações de respeito ao meio ambiente e apoio à fiscalização.
Para compreender melhor a temática e o impacto dos desastres na realidade social, indico a visualização da notícia do Senado Federal que versa sobre os principais fundamentos apresentados na sessão temática que discute fenômenos climáticos e desastres naturais, com a titulação: “Especialistas alertam para impactos dos desastres climáticos”, publicados no dia 30 de outubro de 2023 e disponível em: .
Você consegue perceber a correlação entre os fatores e o aumento exacerbado de grandes desastres, tanto naturais, quanto não naturais? Isto porque o tema desastres, infelizmente, está em grande notoriedade em razão das extensas situações adversas que impactam diretamente a vida da coletividade.
Muitos são os questionamentos que podem surgir sobre o complexo fenômeno dos desastres. Isso decorre do fato de que estes impactam severamente a localidade em que acontece, causando prejuízos materiais e imateriais, modificando a rotina e os costumes do local, ainda que por um breve período de tempo.
Modificando e afetando substancialmente a rotina de uma localidade, os desastres são considerados eventos que causam prejuízos e complicações à vida humana, à propriedade ou ao meio ambiente. Os desastres, dessa forma, possuem grande capacidade de destruição e modificação da vida social, sendo que ações preventivas são fundamentais para minimizar suas incidências e gravidades.
Visando a prevenção, torna-se necessário a realização do mapeamento do risco de desastres, pois por meio dele é possível identificar áreas de vulnerabilidades de uma localidade, minimizando o alcance e potencialidade desses. Para maior coerência e adequabilidade, o mapeamento de riscos e desastre deve ser realizado por profissionais capacitados e com habilidades específicas, uma vez que este processo envolve a análise de dados geológicos, ambientais, climáticos, isso do solo, população e densidade da localidade, assim como os fatores de riscos presentes, tanto no que tange aos aspectos naturais, quanto aos fatores não naturais.
Uma vez identificado as áreas em vulnerabilidades e fatores de riscos, torna-se essencial o desenvolvimento de ações e políticas públicas adequadas e aptas a diminuir o potencial ofensivo dessas ou a possibilidade de sua efetivação na realidade social. Importante tecer que a prevenção não está associada a ausência de desastres, sendo que em muitos casos a prevenção está na diminuição dos riscos e impactos da situação adversa.
Nessa perspectiva, sobre estudos capazes de detectar desastres, com base no material de estudo, responsa as seguintes indagações:

a) Qual é a definição e o propósito do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID)?
b) A tecnologia pode auxiliar o mapeamento e a alimentação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres?
c) Dentro de um sistema de informação, encontra-se alocado um banco de dados, no qual estarão organizadas e classificadas as informações a respeito do tema. Qual a finalidade desse banco de dados?
d) Quem realiza o gerenciamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil?
e) Há outros sistemas de informações sobre desastres no Brasil? Justifique

Resposta :

Outras perguntas