Respondido

Em 1974, após uma prolongada seca na região da África conhecida como Sahel, faixa de terra árida ao sul do Saara, a ONU convocou uma Conferência Mundial sobre Desertificação. Delegados do mundo inteiro se reuniram em Nairóbi, no Quênia, para estudar medidas que evitassem a expansão das áreas desérticas, como havia ocorrido no Sahel. Na época, estimava-se que um em cada oito seres humanos, a metade do gado bovino, um terço dos ovinos e dois terços dos caprinos já viviam nessas áreas, sendo necessários investimentos anuais da ordem de 4,5 bilhões de dólares para frear o processo de desertificação até a virada do século.

Disponível em: . Acesso em 10 jan. 2017.

O texto destaca o problema da seca que afeta a região africana conhecida como Sahel, que tem desencadeado também outros problemas, como a falta de recursos hídricos, empobrecimento do solo e fome. A respeito desses problemas que atingem o Sahel, é correto afirmar que:

possuem origem apenas em fatores naturais, uma vez que essa região apresenta um baixo volume de chuvas.

a urbanização crescente na região tem contribuído para a intensificação desses problemas, pois ela vem acontecendo de maneira rápida e desordenada.

resultam da combinação de fatores naturais e de fatores endógenos, provocados pelo homem, como o mal-uso do solo.

é um processo natural, que não pode ser evitado, pois ocorre devido à proximidade dessa área com o deserto do Saara.

Resposta :

Outras perguntas