As desigualdades sociais conformam a base social do capitalismo e se colocam como expressões da questão social com as quais assistentes sociais precisam lidar em seu cotidiano. Conforme artigo das professoras do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Helena Lúcia Augusto Chaves e Arcoverde (2021), as desigualdades estão intimamente relacionadas à privação de direitos, o que se impõe aos indivíduos, mas também é um problema coletivo. CHAVES, Helena Lúcia Augusto; ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. Desigualdades e privação de direitos na sociabilidade capitalista e suas expressões no Brasil. Revista Serviço Social & Sociedade, n. 141, p. 164-182, 2021.   A Antropologia e a Sociologia compõem com a Ciência Política o tripé de conhecimento das Ciências Sociais, de onde se originaram o Serviço Social e outras Ciências Sociais Aplicadas. Enquanto a Ciência Política é fundamento de disciplinas relacionadas a políticas públicas e aspectos amplos da formação em seu curso, a Antropologia e a Sociologia oferecem elementos para problematizarmos como elementos que nos afetam individualmente são socialmente e culturalmente construídos – como as desigualdades (Sousa, 2018).   SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.   Diante de tal contexto, sua atividade de estudos consiste na reflexão sobre um dos conceitos clássicos do pensamento sociológico definido por Émile Durkheim: o fato social. Para tanto, você deve elaborar um texto dissertativo em que apresente: 1. O conceito de fato social. 2.Descreva suas três características constantes no livro da disciplina. Para responder, você pode utilizar o material didático da disciplina e outros textos que julgue pertinentes. Lembre-se de apresentar as referências utilizadas ao final do texto.​

Resposta :

Resposta:

1. O conceito de fato social:

O fato social, segundo Émile Durkheim, é um fenômeno que transcende o indivíduo e exerce influência sobre a sociedade como um todo. Ele se caracteriza por ser geral, exterior aos indivíduos e coercitivo.

2. As três características constantes do fato social:

As características constantes dos fatos sociais, conforme Durkheim, são:

- Generalidade: Como mencionado anteriormente, os fatos sociais são comuns a um grupo social amplo.

- Exterioridade: Eles são externos aos indivíduos, não dependendo de suas vontades.

- Coercitividade: Exercem um poder coercitivo sobre os indivíduos, que são compelidos a seguir essas normas.

Essas características são fundamentais para a compreensão da estrutura e funcionamento das sociedades, bem como para a análise dos fenômenos sociais.

Referências:

- CHAVES, Helena Lúcia Augusto; ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. Desigualdades e privação de direitos na sociabilidade capitalista e suas expressões no Brasil. Revista Serviço Social & Sociedade, n. 141, p. 164-182, 2021.

- SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

- DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Original publicado em 1895).

Outras perguntas