“[...] a educação formal exige regras a serem obedecidas com o intuito de disseminar a cultura geral do país, a língua comum e a história nacional, para que seja possível a continuidade da vida coletiva. A educação formal é de extrema importância para organizar os conhecimentos necessários à manutenção da vida, de desenvolvimento da personalidade e preparação para o exercício da cidadania.
Assim, a escola como local de formação formal, é também uma construção histórica de acordo com a cultura da sociedade que a fórmula, a fim de produzir, a partir dela, intencionalidades diversas, representações e significações que farão parte da vida de todos que por ela passarem (DEGRANDE; TORRES, 2022, p. 6)”.

DEGRANDE, D. H. S.; TORRES, J. C. T. Atuação profissional dos professores do campo: educação formal, informal e não formal. Educação em Foco, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38764. Acesso em: 25 abr. 2024.

Suponha que você ocupe o cargo de diretor em uma instituição de ensino público e esteja em processo de revisão do currículo escolar. Você percebeu que os alunos não estão desenvolvendo as habilidades cívicas esperadas ao concluir o Ensino Médio.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Introduzir um programa específico dedicado exclusivamente ao ensino de direitos civis, deveres e governança em todas as séries do Ensino Médio é mais eficaz para melhorar a educação cívica dos estudantes do que simplesmente reformular as disciplinas existentes.

PORQUE

II. Um programa específico pode fornecer um foco mais concentrado e detalhado, garantindo que todos os alunos recebam o mesmo nível de educação cívica, independentemente das variações curriculares entre diferentes turmas ou professores e seus aspectos socioculturais.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Resposta :

Outras perguntas