1) De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Poder Público deve garantir o fornecimento de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos e fórmulas nutricionais conforme as normas do Ministério da Saúde. Sobre acesso aos serviços de saúde e reabilitação da pessoa com deficiência assinale a alternativa errada:
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015.

a. O estatuto proíbe os planos de saúde de cobrarem valores diferenciados com base na deficiência, considerando isso uma forma de discriminação.

b. Pessoas com deficiência têm direito a acompanhante ou atendente pessoal quando internadas ou em observação, com condições adequadas para sua permanência em tempo integral. 

c. Caso não seja possível a presença do acompanhante, o serviço de saúde não deve providenciar alternativas.

d. O Estatuto também considera como violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação que cause morte, dano físico ou psicológico, e os casos devem ser notificados às autoridades competentes pelos serviços de saúde.

e. Se por acaso não for possível a presença do acompanhante, o serviço de saúde deve encontrar providências para suprir a ausência.

2)O capítulo I, das Disposições Gerais, da Lei No 13.146, esclarece sobre os diferentes tipos de barreiras que podem limitar ou impedir a participação social e o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Essas barreiras incluem as urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas. A existência dessas barreiras pode dificultar a inclusão e a participação igualitária dessas pessoas na sociedade. Assinale a alternativa no qual a definição não corresponde ao tipo de barreira imposta.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015.

a. Barreiras urbanísticas, são aquelas encontradas em vias e espaços públicos ou privados de uso coletivo.
b. Barreiras arquitetônicas, referem-se às encontradas em edifícios públicos e privados.

c. Barreiras nos transportes, são aquelas que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

d. Barreiras nas comunicações, e na informação incluem entraves que dificultam a expressão ou recebimento de mensagens por meio de sistemas de comunicação e tecnologia da informação.

e. Barreiras atitudinais, são aquelas situações que interferem e prejudicam a participação da pessoa com deficiência de forma social. ​

Resposta :

Teus90

Resposta:

1) A alternativa c está errada. Se não for possível a presença do acompanhante, o serviço de saúde deve, sim, buscar alternativas para suprir essa ausência, conforme preconizado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

2) A alternativa c não corresponde ao tipo de barreira imposta. Barreiras nos transportes referem-se principalmente a dificuldades de acesso a meios de transporte, como falta de rampas de acesso em ônibus ou trens, por exemplo. A barreira tecnológica é aquela que dificulta o acesso da pessoa com deficiência a tecnologias assistivas ou de informação.

tmj, não esquece de marcar como MELHOR RESPOSTA

Melhor resposta ;))

Vamos analisar cada uma das questões:

1) Sobre acesso aos serviços de saúde e reabilitação da pessoa com deficiência, assinale a alternativa errada:

a. Correto. O estatuto proíbe os planos de saúde de cobrarem valores diferenciados com base na deficiência.

b. Correto. Pessoas com deficiência têm direito a acompanhante ou atendente pessoal quando internadas ou em observação, com condições adequadas para sua permanência em tempo integral.

c. Incorreto. Caso não seja possível a presença do acompanhante, o serviço de saúde deve providenciar alternativas. Esta afirmação está incorreta porque o serviço de saúde deve sim encontrar providências para suprir a ausência do acompanhante.

d. Correto. O Estatuto considera como violência contra a pessoa com deficiência qualquer ação que cause morte, dano físico ou psicológico, e os casos devem ser notificados às autoridades competentes pelos serviços de saúde.

e. Correto. Se não for possível a presença do acompanhante, o serviço de saúde deve encontrar providências para suprir a ausência.

Portanto, a alternativa incorreta é a c).

2) Sobre os diferentes tipos de barreiras que podem limitar ou impedir a participação social e o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência:

a. Correto. Barreiras urbanísticas são encontradas em vias e espaços públicos ou privados de uso coletivo.

b. Correto. Barreiras arquitetônicas referem-se às encontradas em edifícios públicos e privados.

c. Incorreto. Barreiras nos transportes não se referem às que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias. Esta definição está incorreta porque as barreiras nos transportes se referem às dificuldades de acesso aos meios de transporte.

d. Correto. Barreiras nas comunicações e na informação incluem entraves que dificultam a expressão ou recebimento de mensagens por meio de sistemas de comunicação e tecnologia da informação.

e. Correto. Barreiras atitudinais são situações que interferem e prejudicam a participação da pessoa com deficiência de forma social.

Portanto, a alternativa que não corresponde ao tipo de barreira imposta é a c).

Espero que estas análises tenham sido úteis! ;))

Outras perguntas