“[...] Castells vai sustentar que o desenvolvimento das tecnologias informacionais resultou, a partir dos anos 70 em um novo modelo de desenvolvimento, informacional, cuja fonte de produtividade é a própria tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento de informação e de comunicação se símbolos. [...] Neste sentido, o fator histórico mais decisivo para a aceleração, encaminhamento e formação do paradigma da tecnologia de informação para a indução de suas consequentes formas sociais foi/é o processo de reestruturação capitalista, empreendido desde os anos 80, de modo que o novo sistema econômico e tecnológico pode ser adequadamente caracterizado como capitalismo informacional.” Fonte: AZEVEDO, Rodrigo. Resenha - Asociedade em Rede. Disponível em < https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/6935/4209 > Os anos 80 marcam a emergência de um novo contexto do capitalismo global, junto das tecnologias da informação que dura até os dias atuais, trata-se de uma importante característica desta nova fase capitalista:

Resposta :

Olá, tudo bem?

Os anos 80 marcam a emergência de um novo contexto do capitalismo global caracterizado pela integração das tecnologias da informação, que tem durado até os dias atuais. Essa fase é frequentemente referida como "capitalismo informacional". Uma importante característica desta nova fase capitalista é a centralidade da tecnologia de geração de conhecimentos, processamento de informação e comunicação de símbolos como principais fontes de produtividade e crescimento econômico.

Nesse contexto, a reestruturação capitalista dos anos 80 foi decisiva para a formação e aceleração do paradigma da tecnologia da informação, resultando em novas formas sociais e econômicas que caracterizam o capitalismo informacional. Assim, a tecnologia informacional não é apenas uma ferramenta, mas o próprio motor do desenvolvimento econômico e social contemporâneo.

Outras perguntas