Profissão de fé 

Invejo o ourives quando escrevo: 
Imito o amor 
Com que ele, em ouro, o alto relevo 
Faz de uma flor 

(...) 
Torce, aprimora, alteia, lima 
A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima, 
Como um rubim. 

Quero que a estrofe cristalina, 
Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina 
Sem um defeito: 
(...) 


E horas sem conto passo, mudo, 
O olhar atento, 
A trabalhar, longe de tudo 
O pensamento. 

Porque o escrever - tanta perícia, 
Tanta requer, 
Que oficio tal... nem há notícia 
De outro qualquer. 

Assim procedo. Minha pena 
Segue esta norma, 
Por te servir, Deusa serena, 
Serena Forma! 
 01) A quem o poeta se compara nas duas primeiras estrofes? Porque? 

Resposta :

O poeta se compara ao ourives, que é o profissional responsável por deixar as pedras preciosas mais bonitas. Essa é uma analogia muito adequada, pois o poeta parnasiano se vê como o responsável por polir as palavras, combinando-as da forma mais bonita possível, de modo que parecese uma obra de arte.

1. a) Nas duas primeiras estrofes, o poeta se compara ao ourives, pois também tenta moldar as palavras de modo a extrair a mais pura beleza tal qual o ourives faz com o ouro. Os dois profissionais presam pelo detalhe, minúcia e perfeição.

As outras perguntas:

b)   Ao longo do texto, o material do poema (a palavra) é comparado a materiais de escultura e da ourivesaria, como o ônix, ouro, rubi, etc. Considerando a qualidade e o tipo de uso desses materiais, que concepção o poeta revela ter a respeito do valor e da função da poesia?

> A concepção que o poeta tem é de que a poesia é uma arte requintada e superior, logo deve ser perfeita em sua forma.

Nesse caso, a poesia teria uma função de ornamentação, de decoração.

c)    De acordo com a 6ª, a 9ª e a 10ª estrofes, qual é o fundamento principal do projeto poético parnasiano?

> O fundamento maior do  projeto estético do Parnasianismo é a perfeição formal.

Leia mais sobre Parnasianismo em:

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