A Política Nacional do Idoso no Brasil representa um compromisso estatal em promover a dignidade, o respeito e a qualidade de vida para a população idosa. Instituída pela Lei nº 8.842 de 1994, essa política tem como princípios fundamentais o envelhecimento ativo, a participação social e a garantia dos direitos dos idosos. A Política Nacional do Idoso abrange diversas áreas, incluindo saúde, assistência social, habitação, transporte, cultura e lazer. Busca assegurar o acesso a serviços de saúde específicos para a terceira idade, promovendo a prevenção, tratamento e reabilitação. Essa política, reflete o compromisso do país em garantir que o envelhecimento seja vivenciado com dignidade, respeito e plenitude de direitos, reconhecendo a contribuição valiosa dessa parcela da população para a sociedade.

Considerando o exposto acima, a seguir avalie as afirmações:


I - A Política Nacional do Idoso estabelece diversas ações para garantir ao idoso acesso à assistência nos diferentes níveis de atenção à saúde.

II - Entender a diferença entre os conceitos de envelhecimento e senilidade é importante para poder desenvolver programas voltados aos idosos. O envelhecimento refere-se à exposição do indivíduo a doenças, enquanto a senilidade é um processo natural da vida.

III - As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são um problema de saúde pública de grande interesse. Por isso, foi desenvolvido um Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNTs que envolvem quatro grupos: circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes.


É correto o que se afirma em:

Resposta :

Outras perguntas