msr171
Respondido

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) constitui uma das principais causas de mortalidade a nível mundial. Para tanto, o Ministério da Saúde implementou, por meio da Política de Atenção às Urgências, a Linha de Cuidado Cardiovascular, que orienta o atendimento ao IAM com o objetivo de qualificar o acesso dos usuários, além de promover atendimentos ágeis e assertivos. Sobre o atendimento ao IAM, analise as afirmativas a seguir.
I. No IAM, uma das principais alterações encontradas no eletrocardiograma (ECG) é a elevação do segmento ST, ou supradesnivelamento do segmento ST.
II. No IAM há um aumento das enzimas, ou biomarcadores cardíacos, como a Troponina, a Creatinoquinase (CK-MB) e a Mioglobina. As alterações são justificadas pela liberação do conteúdo celular para a circulação sanguínea quando as células miocárdicas sofrem algum tipo de lesão.
III. Tanto o ECG quanto o exame para avaliação das enzimas cardíacas devem ser realizados em até 10 minutos após a admissão do paciente em serviço hospitalar, e seriados a cada 3, 6 e 9 horas. IV. No IAM, o tratamento de escolha é a terapia fibrinolítica com medicamentos como alteplase (tPA), tenecteplase (TNK) ou estreptoquinase (SK).
Assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Resposta :

Outras perguntas