Analise os elementos do texto com atenção.

O custo chinês no Maranhão

A China, hoje, tem papel central nessa nova configuração econômica. A CCCC, sócia majoritária do porto privado que pretende construir no Cajueiro, é peça fundamental nesse processo, avaliando investir mais de R$ 100 bilhões no Brasil – ao mesmo tempo em que compra empresas brasileiras de energia, engenharia e infraestrutura.

Pelo menos desde fins dos anos 1990, o gigante asiático deixou de ser fonte de mão de obra barata e empobrecida. Agora, o país comanda o processo de globalização. “Os bancos chineses e suas empresas de construção e serviços percorrem o planeta para colocar seu dinheiro, suas mercadorias (cada vez mais sofisticadas do ponto de vista tecnológico) e sua expertise em serviços de alta qualificação, como os de engenharia civil”, escreveu a pesquisadora Diana Aguiar, da FASE, em seu estudo “A geopolítica de infraestrutura da China na América do Sul”. Para cumprir as metas de redução da poluição, a China aumentou o consumo do ferro extraído pela Vale. O impacto é sentido no Maranhão.

A China é a maior consumidora global de minério de ferro e compra mais da metade da soja produzida do mundo. Grande parte dessa soja serve para dar de comer aos porcos que alimentam os chineses – metade do 1,3 bilhão de porcos do mundo está no país. Após a peste suína africana eliminar cerca de 40% desses animais no país a partir de 2018, a China aumentou seu consumo de carne bovina importada do Brasil. O efeito desse aumento pode ser sentido desde 2019 na alta dos preços da carne por aqui.

Para levar adiante as metas de redução da poluição do ar, o país aumentou o consumo do minério de alto teor de ferro – de maior qualidade e menos poluente – extraído pela Vale. Para escoar um volume maior de minério, é necessário um fluxo maior de transporte, feito por trens com cerca de 4 km de extensão – que circulam de nove a 12 vezes por dia. Rasgadas há mais de 30 anos pelos trilhos da Estrada de Ferro de Carajás, comunidades tradicionais no Maranhão observam a riqueza passar e a violência permanecer em seus corpos e territórios. [...]

Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2022.
De que forma a abrangência econômica chinesa impacta comunidades rurais no estado do Maranhão, no Brasil?

Escolha a alternativa correspondente


a)
Dependendo das demandas chinesas, o governo maranhense interfere em dinâmicas produtivas e sociais locais para cumprir seus acordos e objetivos.

b)
Dependendo das demandas chinesas, o Estado brasileiro resguarda os modos de vida comunitários locais.

c)
Dependendo das demandas brasileiras, o Estado chinês se submete às regras locais e acaba impactando menos as comunidades.

d)
Dependendo das demandas brasileiras, o governo chinês proporciona desenvolvimento para o Brasil, sem pedir nada em troca.

Resposta :

Outras perguntas