Adaptada - Enade 2021) A escola é uma das instituições mais complexas de nossa sociedade, tendo em vista que as forças de dominação, degradação e alienação estão se consolidando em nossa sociedade de maneira alarmante e somente a partir de uma (re)educação da humanidade podemos aspirar a dias melhores.

Assim, a postura crítica e ética do educador torna-se uma exigência frente às novas necessidades sociais contemporâneas. Nesta perspectiva, analise o caso a seguir:
"Via-se nitidamente, no primeiro dia, o entusiasmo da diretora e a desconfiança da maioria dos professores quanto ao projeto de transformação da escola em comunidade de aprendizagem. Enquanto se apresentavam as características da sociedade informatizada, as necessidades de formação – e decorrente transformação da escola – e os projetos que formam os antecedentes da escola alternativa, professores faziam intervenções quanto ao interesse das famílias na aprendizagem de seus filhos e na participação na vida escolar. Eram falas que me faziam lembrar os discursos sobre a relação entre escolas e famílias. Membros responsáveis pela sensibilização respondiam às manifestações com um tom sincero sobre a necessidade de expectativas positivas em relação às famílias e às crianças e davam exemplos referindo-se a outras escolas que haviam conseguido implantar um projeto alternativo. As famílias também explicitavam sua visão sobre o papel dos professores e da escola. Discutiram a escola como instituição pública e a democracia deliberativa como mais coerente com a natureza da instituição. Acrescentaram a necessidade da avaliação interna e externa como reguladora do trabalho da escola."

MELLO, R. R. de.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2014 (adaptado).

Agora, considerando o texto apresentado e os desafios para a articulação escola-comunidade, avalie as afirmações a

Resposta :

Outras perguntas